terça-feira, 8 de setembro de 2009

NÃO A TERMOELÉTRICA EM SAPEAÇU

A empresa “MULTINER”,está costruindo na cidade de Sapeaçu, uma termoelétrica movida a óleo pesado. O professor Sivanildo, PHD em Química pela USP, denunciou o fato de que o combustível utilizado pela termoelétrica em questão seria um produto altamente poluidor. Segundo Sivanildo, toda a região do recôncavo, num raio de oitenta quilômetros, está ameaçada.Esta empresa vai queimar na produção de energia um produto conhecido como óleo pesado,que é altamente poluidor.
As propagandas dizem que esta empresa vai trazer empregos para a região,mas dizem que ela não vai empregar mais do que 30 pessoas em seu funcionamento, pessoas essas que terão que vir de fora pois terão que ser pessoas qualificadas para o trabalho.
Pensem nos danos ambientais que uma empresa deste porte vai causar,lembrando que essa mesma empresa não foi aceita no sudeste do Brasil por ser poluidora;
Porquê nós temos que aceitá-la aqui sendo que a energia que vai ser gerada por ela não vai nos beneficiar, pois vai ser vendida justamente para o sudeste onde ela foi rechaçada.
Aqui nós não precisamos desta termoelétrica temos energia de sobra, aqui temos usinas hidroelétricas que nos suprem da energia de que precisamos.
Existem rumores que as empresas que empregam muita gente pelas cidades próximas como as empresas do fumo, vão sair destas cidades pois a poluição causada pela termoelétrica vai prejudicar a plantação.
É justo trocar 30 empregos por todos os empregos que a indústria fumageira proporciona as pessoas das cidades próximas?
Não estou dizendo que o fumo é bom, mas a plantação é menos prejudicial do que uma industria movida à óleo pesado.
Vamos colocar a cabeça no lugar e tentar pensar em qual o mundo que queremos deixar para os nossos filhos?
Será que meu filho não tem o direito de respirar um ar melhor?
Será que ele não tem direito de nadar em um rio limpo?
Será que ele não tem o direito de comer um alimento saudável?
Será que ele não tem o direito de ter qualidade de vida?
As nossas unidades de saúde não estão preparadas para atender a todas as solicitações que virão em decorrência da instalação e funcionamento deste câncer que querem empurrar para nós.
HUGO

AQUECIMENTO GLOBAL





O aquecimento global deve ampliar as distâncias percorridas pelas aves migratórias entre a África e o norte da Europa, com consequências devastadoras para estas espécies, adverte um estudo britânico publicado nesta quarta-feira (15/04).
A distância percorrida por alguns pássaros migratórios em direção ao norte, em busca de alimentos e condições climáticas favoráveis, pode aumentar em até 400 km, destaca o estudo dirigido por Stephen Willis, da Universidade de Durham.
O estudo, publicado no Journal of Biogeography, analisou a migração de 17 espécies de garriças comuns na Europa. Ao menos 500 milhões de aves migratórias, algumas pesando apenas 9 gramas, percorrem milhares de quilômetros entre a África e a Europa a cada ano. Para suportar estas distâncias, algumas chegam a duplicar seu peso antes da partida, enquanto outras conseguem reduzir seus órgãos internos para consumir menos energia.
Atualmente, algumas espécies de aves, como a 'toutinegra-de-barrete-negro' (Sylvia atricapilla), já estão se adaptando e não migram mais, passando todos os invernos na Inglaterra, mas este comportamento é algo excepcional, destaca o estudo.