terça-feira, 8 de setembro de 2009

NÃO A TERMOELÉTRICA EM SAPEAÇU

A empresa “MULTINER”,está costruindo na cidade de Sapeaçu, uma termoelétrica movida a óleo pesado. O professor Sivanildo, PHD em Química pela USP, denunciou o fato de que o combustível utilizado pela termoelétrica em questão seria um produto altamente poluidor. Segundo Sivanildo, toda a região do recôncavo, num raio de oitenta quilômetros, está ameaçada.Esta empresa vai queimar na produção de energia um produto conhecido como óleo pesado,que é altamente poluidor.
As propagandas dizem que esta empresa vai trazer empregos para a região,mas dizem que ela não vai empregar mais do que 30 pessoas em seu funcionamento, pessoas essas que terão que vir de fora pois terão que ser pessoas qualificadas para o trabalho.
Pensem nos danos ambientais que uma empresa deste porte vai causar,lembrando que essa mesma empresa não foi aceita no sudeste do Brasil por ser poluidora;
Porquê nós temos que aceitá-la aqui sendo que a energia que vai ser gerada por ela não vai nos beneficiar, pois vai ser vendida justamente para o sudeste onde ela foi rechaçada.
Aqui nós não precisamos desta termoelétrica temos energia de sobra, aqui temos usinas hidroelétricas que nos suprem da energia de que precisamos.
Existem rumores que as empresas que empregam muita gente pelas cidades próximas como as empresas do fumo, vão sair destas cidades pois a poluição causada pela termoelétrica vai prejudicar a plantação.
É justo trocar 30 empregos por todos os empregos que a indústria fumageira proporciona as pessoas das cidades próximas?
Não estou dizendo que o fumo é bom, mas a plantação é menos prejudicial do que uma industria movida à óleo pesado.
Vamos colocar a cabeça no lugar e tentar pensar em qual o mundo que queremos deixar para os nossos filhos?
Será que meu filho não tem o direito de respirar um ar melhor?
Será que ele não tem direito de nadar em um rio limpo?
Será que ele não tem o direito de comer um alimento saudável?
Será que ele não tem o direito de ter qualidade de vida?
As nossas unidades de saúde não estão preparadas para atender a todas as solicitações que virão em decorrência da instalação e funcionamento deste câncer que querem empurrar para nós.
HUGO

6 comentários:

Unknown disse...

Pensei que esse blog fosse sério. Essa matéria sobre termeletrica é mentirosa. O que está acontecendo em Sapeaçu é uma briga política entre o grupo que perdeu a eleição(Tarso) e o grupo do atual prefeito.

HUGO disse...

MAICON INFELIZMENTE ESSA É A SUA OPINIÃO NÃO POSSO MUDAR A SUA CABEÇA, MAS SE VC QUISER POR QUE VC NÃO FALA ISSO NA AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE VAI OCORRER EM SALVADOR NA SEGUNDA DIA 28/09/2009?
LÁ VC VAI PODER FALAR E DAR A SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO TBM.
E O MAIS ENGRAÇADO É QUE NO DIA DA CAMINHADA QUE TEVE EM SAPÉ EU NÃO VI NINGUÊM DA PREFEITURA NEM DA TERMOELÉTRICA LÁ PARA CONTRADIZER AS COISAS QUE FORAM DITAS LÁ.
INCLUSIVE EU ESTAVA LÁ E FAELI TBM LÁ EM CIMA DAQUELE CORETO OK?
ESPERO QUE VC PENSE MAIS NO MEIO AMBIENTE E DEIXE DE IR PELA CONVERSA DOS OUTROS. UM ABRAÇO

Anônimo disse...

Concordo com o Maicon,essa matéria sobre termeletrica é mentirosa, o que existe realmente é briga política, conheço Sapeaçú e sei que os grupos politicos brigam sem se preocupar com o progresso da cidade. O professor Sivanildo quer ser candidato nas próximas eleições.....
A geração termoelétrica é para reserva e funcionará em momentos que as hidroelétricas não suprirem a demanda e os controles de emissões são rigorosos garantindo o baixissimo impacto ambiental. A usina será instalada em Sapeaçú pois o nordeste tem problemas com geração e distribuição da energia e por isso essa energia quando necessario será usada aqui, além do mais Sapeaçú tem uma subestação da Chesf. Hugo: Pare de ir pela cabeça dos outros e pense no progresso de Sapeaçú e do Brasil, sem impactos ambientais.

DMA DEFENSORES DO MEIO AMBIENTE disse...

Eu quero esclarecer uma coisa,o blog é um espaço democrático,aqui todos os leitores tem direito de opinar,só não vou aceitar palavrões ok? os comentários que estão aqui são porque são comentários expressando a opinião de cada um de uma forma saudável,muito obrigado a todos pela ajuda ao blog.
Mas eu acho que se fosse tão bom assim o IMA não teria se posicionado contra. vamos ter que estudar a vinda dessa termoelétrica.
mas me diga uma coisa? por que não queimar biocombustível ou biomassa que polui bem menos do que o óleo pesado?
será que a multiner não poderia mudar o combustível?

luma disse...

oi meu nome é luma e eu adoro o meio ambiente,afinal não posso viver sem ele.
tenho apenas 17 anos,muitas pessoas podem questionar oq digo pela idade,mas acho que por mais que se precise de energia,o meio ambiente precisa de cuidados,se hoje nós vemos tantas coisas acontecendo no meio ambiente,é tudo consequencia de poucas poluições como essa termo.
É uma pena que no coração do homem o dinheiro fale mais alto,só que no meu oq fala mais alto é a minha dignidade e ela me diz que oq é bom pro meio ambiente é bom pra mim. Por isso sou contra a termoelétrica. e quem conhece sivanildo sabe que ele é uma pessoa maravilhosa.

Madalena disse...

Os conflitos políticos e a disputa partidária em Sapeaçu já são historicamente conhecidos por seus habitantes e até mesmo não habitantes, sendo óbvia a possibilidade de grupos envolvidos usarem a discussão da termelétrica com vieses. Mas os impactos a serem causados por essa fonte de energia, suja e altamente poluidora, não são meras especulações. Acho interessante que reais interessados no assunto procure o RIMA (Relatório de Impactos Ambientais) que fica disposto à população, neste Relatório consta os estudos sobre os possíveis impactos. Outro fator a ser levado em consideração é o Parecer Técnico do IMA (NEGATIVO), que foi elaborado por técnicos, cada um especialista em sua respectiva área, e não por filiados a partidos de Gerso ou Tarso. Chegar aqui e dizer que a reportagem colocada é mentira, é muito fácil. Pode-se dizer que é mentira, mas com bons argumentos e justificativas, não com falácias como Maicon e o outro anônimo colocaram.Que tipo de progresso um empreendimento como a Termelétrica poderia trazer a Sapeaçu? Mais uma vez nós, nordestinos, estamos sendo aporte para o desenvolvimento do Sul-sudeste, ainda que isso signifique nosso caos. O Brasil dispõe de outros potenciais energéticos (inclusive fontes alternativas como eólica e solar), não precisa de Termelétricas nem de usinas nucleares. Vamos abrir os olhos e sermos críticos, negando a Terméletrica enquanto há tempo, existem impactos que poderão ser irreversíveis, sem medida compensatória. Nego o progresso e desenvolvimento que não caminham com a sustentabilidade, precisamos do meio ambiente para continuarmos vivos.